Raciocinar doi?
Saudações contemplativas queridos leitores!
Levando em consideração que este é meu blog pessoal, pensei eu com meus botões: por que não escrevo coisas do meu cotidiano? Afinal de contas, isto é um WEB-LOG (Diário na Internet, numa tradução livre), certo?
Então vamos lá!
Neste singelo relato de minha (enfadonha) vida, quero deixar uma perguntar a ser respondida por vocês: Raciocinar doi??
Deixe-me explicar a origem dessa pergunta: como a maioria de vocês devem saber sou professor de Informática e de Rotinas Administrtivas. Certa feita estava eu ministrando uma aula de MS Excel 2007 e resolvi passar um exercício de fixação da matéria que eu havia acabado de ensinar aos alunos.
O exercício consistia em uma planilha de dados envolcnedo cálculos simples e duas questões com a função SE. Para quem não sabe a Função SE no Excel é uma função que requer "apenas" que a pessoa tenha um pequeno nível de raciocínio lógico para ser bem compreendida e utilizada.
Prevendo que meus alunos não tivessem esse pequeno nível de raciocínio lógico, o exercício tinha por escrito a maneira de se fazer a função. Bastaria ler que qualquer um poderia montá-la.
Vocês já imaginaram aonde quero chegar com este texto?
E não é que um dos alunos não conseguiu fazer a bagaça do exercício, mesmo estando TUDO digitado e mastigado nele?
Mas o pior ainda não contei. Esse "ser" me pediu para ajudá-lo a fazer o exercício. Até aí tudo bem! Sabe qual foi minha imprescindível ajuda? Ler!
Isso mesmo!! LER!! Eu apenas li (em voz alta para que o constrangimento fosse maior) o exercício, palavra por palavra. E que milagre!! Ele conseguiu fazer!
Daí eu volto a perguntar: Raciocinar doi?
Vida Longa e Próspera